IoT – possibilidades e como operar no segmento

por | set 22, 2025

Acompanhar a evolução das tecnologias e buscar inovações passou a ser pré-requisito de sobrevivência dos negócios.
Em Telecom, na sociedade e nos negócios, são claras as mudanças na forma de se comunicar, relacionar, produzir, consumir, transacionar e se informar.

A Internet das Coisas (IoT – rede de objetos/sensores trocando dados com outros dispositivos pela internet), faz parte destas mudanças e vem crescendo e trazendo novas soluções e serviços em diversos setores.
Em 2025, a IoT deverá adicionar de $4-11 trilhões à economia global e de $50-200 bilhões à do Brasil.

Há diversos players, cada um desenvolvendo ou um pedaço das soluções ou se especializando em algum mercado.
A gama de possibilidades de IoT vem trazendo novas oportunidades de negócios e serviços, principalmente relacionados aos dados, segurança da informação, virtualização e outros.

Além de nova, são tecnologias inovadoras, com alto nível de customização para os segmentos e clientes, envolvendo uma complexa infraestrutura de recursos para a operacionalização. Há empresas focadas em partes das soluções de IoT – por exemplo: objetos inteligentes, conectividade, plataformas, camadas de customização e aplicações.
Em conectividade, o cenário é disruptivo, sendo esperado um número de dispositivos conectados à IoT superior ao de smartphones.

As empresas de telecomunicações possuem papel chave na conectividade, mas é importante entenderem as possibilidades e se prepararem para participar do jogo, sob o risco de serem relegadas a um papel secundário.

Diferentemente das ofertas de prateleira, adequadas aos diferentes segmentos e tamanhos de clientes, as soluções e serviços em IoT demandam customizações para os clientes e um modelo de parcerias com os desenvolvedores.

Neste sentido, é fundamental o planejamento estratégico para a atuação em IoT, definindo áreas, segmentos, modelos de negócio e modelos comerciais/canais específicos.

Sem adaptações, as grandes operadoras de telecomunicações não conseguirão capturar as enormes possibilidades deste crescente e promissor neste segmento.

Nossos especialistas estão prontos para ajudar e apoiá-los no desenvolvimento de negócios em IoT.

Frederico Barbosa

Frederico Barbosa

Co-founder/Sr. Partner at BFG Consult Engenheiro pela UFMG, com MBA pelo INSEAD (França). Vasta experiência em consultoria de gestão, com atuação de sucesso em múltiplos setores e geografias. Ajudo empresas a superar desafios e alcançar resultados tangíveis, impulsionando o crescimento de receitas, melhorando a performance comercial e financeira, viabilizando a expansão para novos mercados/ofertas e otimizando a satisfação do cliente.